Calendário

Como as soluções digitais têm influenciado os negócios?

As possibilidades do ambiente digital que já vinham ganhando espaço na última década, foram ainda mais impulsionadas por conta da pandemia de Coronavírus, que fez com que muitas pessoas precisassem ficar em casa, tentando gerenciar suas vidas com o máximo de normalidade possível. Diante deste cenário, empresas que nunca haviam investido no ambiente online, das menores às mais complexas, rapidamente buscaram se adaptar, atualizando aplicativos, realizando parcerias, entre tantas outras soluções.

Pesquisas evidenciam este cenário. Dados da consultoria Nielsen indicam que o mês de março deste ano registrou um aumento significativo no número de pessoas que realizaram compras online pela primeira vez.

IMPACTO NO TAMANHO DAS LOJAS

Outro fenômeno que deve ser visto nos próximos é a redução do espaço físico de lojas, visando ganhos em agilidade e logística. Empresas que possuem espaços amplos, como hipermercados e lojas de móveis ou de construção, tendem a reduzir o espaço destinado à circulação de clientes e remodelarem sua estrutura para transformá-la em centros de distribuição e organização do estoque dos pedidos online.

Este pensamento já faz parte da rotina de players relevantes, como o presidente e CEO da Tok Stok.

DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS

Podemos comparar a situação do Brasil que diz respeito a investimentos de empresas no ambiente digital com a troca de um pneu com o carro em movimento. O mercado cresce, tem espaço para se desenvolver ainda mais, porém, enfrenta uma série de desafios. Entre eles, podemos citar:

Logística: um país com dimensões continentais como o Brasil se torna um imenso desafio no que diz respeito ao transporte de produtos. As estradas são irregulares e por vezes inseguras, a gestão de impostos varia de uma cidade para outra e ainda existem poucas empresas no país capazes de realizar entregas com a eficiência que empreendedores e consumidores desejam. Isto encarece de maneira substancial o frete e dificulta entregas em várias regiões do país.

Mudança de pensamento: gestores precisam entender que o ambiente digital veio para ficar, não se limitando a um modismo passageiro ou uma tendência entre pessoas de determinada faixa etária. As possibilidades estão postas e quem não se adaptar, infelizmente ficará para trás.

Comunicação: estreitar relacionamentos com clientes e parceiros estratégicos é crucial. Para isso, investir em uma comunicação ágil e que consegue aproveitar as oportunidades faz toda a diferença.

CONCLUSÃO

O cenário para as empresas é promissor no ambiente digital, mas ainda depende da evolução de uma série de fatores para que possa ir mais longe. Cabe a gestores e investidores serem criativos, acompanharem as tendências e estarem abertos para infinitas possibilidades de um mundo pós-pandemia, que estará ainda mais conectado e já bate à nossa porta.

Soluções BMK: para o futuro e para o agora

A BMK atua há mais de 40 anos junto a empresas do setor bancário, financeiro e de seguros, que precisam se comunicar com seus clientes de forma segura e funcional. Oferecemos inúmeras possibilidades de personalização dos meios impresso ao eletrônico. Clique aqui e conheça mais sobre os nossos serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *