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O Marketing Financeiro e as tecnologias que estreitam relações com os clientes

O mundo é cada vez mais digital e interligado. É só pensarmos em nossa rotina: realizamos uma série de tarefas no smartphone, que se empenham em fazer a jus ao prefixo dia após dia. Enviamos documentos, fotos, fazemos compras, pagamos contas por aplicativos entre outras coisas. Com a pandemia de Coronavírus, até quem tinha certa resistência às tecnologias teve que “se render”, realizando uma série de transações pelos aparelhos para evitar sair de casa.

Os números apontam isso: segundo levantamento publicado no portal da Revista Exame, o uso do Wi-Fi em dispositivos móveis aumentou consideravelmente ao redor do mundo. E mesmo quando a questão do distanciamento social não for mais uma necessidade, a tendência é que o hábito já tenha se solidificado para muita gente.

Diante de um cenário tão transformador, instituições financeiras têm se empenhado de maneira constante para entregarem uma experiência cada vez mais completa aos seus clientes e consumidores no meio digital. A boa notícia é que possibilidades não faltam para desenvolver ações assertivas e personalizadas, o que podemos chamar de Marketing Financeiro. A seguir, listamos algumas dessas possibilidades.

FUNCIONALIDADES QUE APROXIMAM:

Disparo de SMS: as mensagens de texto não são exatamente uma novidade, mas a maneira como esta funcionalidade é utilizada pelas empresas foi se transformando bastante. As mensagens são cada vez mais curtas e em alguns casos, menos formais em termos de linguagem do que há alguns anos atrás. Ao invés de cobrar um cliente a respeito de um pagamento por meio de uma ligação logo após um atraso, que tal facilitar sua vida já enviando o código de barras para que ele possa realizar o pagamento? Simples assim, para que tudo seja resolvido em poucos minutos.

E-mail Marketing/Transpromo: Uma das grandes vantagens de estratégias de comunicação no meio digital é a possibilidade de personalização de acordo com o público-alvo, suas necessidades e interesses, além de mensurar e separar quem só recebeu uma mensagem de quem de fato a abriu e interagiu com ela. Trazendo ao assunto para o universo financeiro, oferecer vantagens e apresentar serviços de acordo com a faixa etária, interesses e perfil de investimento pode funcionar bastante. Isto também pode ser feito ao se enviar uma fatura digital, modalidade que tem ganhado cada vez mais adeptos por conta de sua praticidade e a preocupação crescente das pessoas em utilizar menos papel.

WhatsApp: o aplicativo presente em 99% dos smartphones brasileiros segundo pesquisa não poderia ficar de fora desta lista. Com tanta capilaridade, é possível construir um canal de relacionamento com o cliente pelo mensageiro, sinalizando sobre novidades e esclarecendo dúvidas. Ainda de acordo com o levantamento, o usuário está tão acostumado a conversar com grandes empresas por meio do aplicativo que, em seis meses, cresceu de 51% para 54% a quantidade de consumidores que desejam poder comprar produtos diretamente no WhatsApp.

Telegram: o concorrente do WhatsApp vem ganhando espaço, alcançando 400 milhões de usuários ao redor do mundo no mês de Abril. Entre seus diferenciais, está a possibilidade de criar canais para o envio de link e materiais importantes, o que vem sendo bastante útil para empresas que oferecem e-books e cursos online, por ser um meio mais fácil e rápido de organizar conteúdos.

A AUTORIZAÇÃO É FUNDAMENTAL:

Embora não faltem vantagens, um ponto merece atenção mais do que especial: para que essas ações no âmbito do Marketing Financeiro possam ser feitas sem transtornos, é fundamental contar com a autorização do cliente. Para isto, quando adquirir os principais dados do cliente, é importante incluir a opção de receber ou não SMS, mensagens ou e-mails promocionais, pois assim, suas campanhas serão melhor segmentadas.

CONCLUSÃO:

Como vimos, estratégias de Marketing Financeiro não faltam para que seu negócio esteja mais próximo do cliente. Tudo é uma questão de criatividade e entendimento de quais delas melhor atendem às suas necessidades. Vale lembrar que o ambiente digital está sempre se atualizando, por isso é importante acompanhar as novidades que estão surgindo.

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